Desde sempre minhas aulas preferidas eram as de Literatura.. Nada muito inesperado, tenho também meus escritores preferidos, em que encontro uma leitura mais parecida com meus gostos, ou um escritor que coloque no papel algo bem parecido do que eu penso, ou do que eu estou sentindo.
Em uma literatura não tão recente, um dos meus preferidos é Guimarães Rosa.
Ora por ele ter em seus personagens um certa delicadeza e inocência e ora por ele ir fundo em cada sentimento e demonstrar muito cada extremo de um ser humano.
http://www.releituras.com/guimarosa_menu.asp
Nesse link, tem sua Biografia e alguns contos desse excelente escritor, em que um deles é o famoso conto "Famigerado" que tem como elemento principal a cultura nordestina, muito visada entre escritores dessa época.
Para ler : "Primeiras Estórias", com contos do próprio Autor
Mudando um pouco a época e o estilo, mas não deixando de estar na literatura brasileira, tenho três escritoras preferidas na minha lista:
Tati Bernardi, que me espanta com sua facilidade de escrever crônicas sobre o dia-a-dia da mulher, o jeito dela representar a nós, do sexo feminino.
http://www.tatibernardi.com.br/
Site Oficial
Para Ler : "A Mulher que não prestava" Contos e Crônicas, Panda Books.
Lili Prata, que com seu jeito engraçado conquista a todos as leitoras, de todas as idades.
De seu livro até seu blog pessoal, vale a pena ler!
http://lilianeprata.com.br/
Para Ler : "O Diário de Débora", que logo também estará em cartaz a peça do mesmo.
Maíra Viana, escritora Pernambucana que mora em São Paulo.
O jeito dessa literária me encanta tanto quando todos os outros citados a cima. Seu jeito de colocar as palavras prende qualquer pessoa, de qualquer idade na frente do livro, do computador ou mesmo escutando algumas das músicas do grupo "O Teatro Mágico". Sim, ela além de tudo é compositora. As Músicas "Pena" e "Cidadão de Papelão" são de autoria dela e de Fernando Anitelli, que também não pode ser esquecido de citá-lo aqui.
http://www.mairaviana.com.br/
Para Ler : "O Teatro Mágico em Palavras", da Zazulejo Comercial.
Só para avisar que a peça O Diário de Débora, adaptação do livro da Liliane Prata, já está em cartaz no Rio de Janeiro. O site da peça é www.odiariodedebora.com.br
ResponderExcluirMuito Obrigada Rebeca!
ResponderExcluirNão sabia que já estava em cartaz!